15 de junho de 2014

Livro dos Salmos - Salmo 151

O Livro de Salmos talvez seja o mais conhecido e utilizado por diversos tipos de pessoas e até aquelas que não possuem uma religião definida, como eu. Já ouvi dizer que os Salmos são palavras vindas dos Anjos para nos acalmar em momentos de angústias, de crises...

Eu, particularmente, não tenho um Salmo preferido, mas sei que existe um para cada tipo de situação. Salmo pra mim, é um texto que nos traz uma paz interior em situações de desespero e já faz algum tempo que eu inclui ao Livro de Salmos um novo Salmo, na verdade é uma música da Legião Urbana.

Senhoras e senhores, "Há tempos", o Salmo 151 (pra mim):


Parece cocaína
Mas é só tristeza
Talvez tua cidade 
Muitos temores nascem 
Do cansaço e da solidão
Descompasso, desperdício
Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos...

Há tempos tive um sonho
Não me lembro, não me lembro

Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso

Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito

Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira

E há tempos

Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade 
E há tempos são os jovens
Só o acaso estende os braços
A quem procura 
Abrigo e proteção

Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem
Lá em casa tem um poço
Mas a água é muito limpa