30 de agosto de 2013

"É por isso que Lu não tem acento"

Escrito em 12 de maio de 2013

... Ainda na 7ª série, teve um episódio que eu jamais vou me esquecer: aula de matemática, professora Cecília. Ela era muito versátil, também dava aulas de outras matérias. Uma certa vez ela entrou na sala pra dar aula e começou a apagar a lousa, alguém tinha escrito bem grande a palavra 'CU' com um acento águdo enorme, de repente ela pergunta quem havia escrito aquilo - silêncio. Então ela disse que só gostaria de esclarecer que 'cu' é uma monossílaba terminada em 'u' e segundo as regras da língua portuguesa as monossílabas terminadas em 'u' não são acentuadas, portanto 'cu' não tem acento, em seguida ela apagou o acento... Uma super aula de português em plena aula de matemática!


Eu sempre vou me lembrar dessa aula porque todo mundo praticamente me chama de Lu e quando me mandam e-mails, recados, mensagens no celular ou no face sempre acentuam (Lú). Depois dessa aula, eu sei que está errado, Lu é uma monossílaba terminada em 'u', não tem acento, certo gente?